quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Hareton Salvanini, "A Virgem De Saint Tropez" LP (Polysom, 1974/2015)

























A Polysom é conhecida por relançar clássicos da MPB em vinil. “Acabou Chorare”, “A Tábua de Esmeralda”, “Secos & Molhados”, entre outros campeões de venda. Entretanto, o mais legal do catálogo da Polysom são as obscuridades. Discos que são raríssimos em seu formato original e que são apresentados como relançamentos, mas poderiam muito bem ser um novo lançamento. É esse o caso de “A Virgem de Saint Tropez”, trilha-sonora composta por Hareton Salvanini.

Poucas pessoas ouviram falar em Hareton Salvanini. Esse nome começou a (re)aparecer ano passado, quando a gravadora inglesa Mr. Bongo relançou o compacto “Hareton + Meta”, originalmente lançado em 1971. Uma pérola. Agora ressurge esse álbum cheio, felizmente resgatado pela Polysom dos confins da música brasileira. Hareton Salvanini foi maestro, arranjador, compositor, cantor e pianista. Pouco conhecido, compôs basicamente trilhas-sonoras de filmes nacionais da pornochanchada. Mas não se engane. É música da mais alta qualidade.

Essa trilha-sonora é composta de 14 canções que nos remetem a Burt Bacharach, The High Llamas e João Donato. Abre com uma canção pop sofisticada contendo vocais do próprio Salvanini e segue num clima jazzístico melancólico de final de tarde rumo a grooves funk e tímidos sambas. Lançado originalmente em 1974, uma cópia original em bom estado vale R$ 1.500. Mas mesmo assim é muito difícil encontrar uma, logo esse relançamento, que tem qualidade de som excelente, chega muito a calhar.





O LP “A Virgem de Saint Tropez” de Hareton Salvanini pode ser adquirido na Locomotiva Discos clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário